Porque os sonhos costumam acontecer diariamente?

Um sonho pode ser explicado como uma sucessão de sensações, emoções, ideias e imagens que ocorrem involuntariamente na mente de uma pessoa durante certas fases do sono. Não é realmente compreendido. Qual é o propósito e o conteúdo dos sonhos, mas eles certamente foram assunto de interesse religioso e filosófico e um tópico de especulação científica ao longo da história registrada. Curiosamente, o estudo científico dos sonhos é conhecido como Oneirologia.

Quando e Ocorrem Os Sonhos?

É durante o estágio REM (movimento ocular rápido) do sono que os sonhos ocorrem principalmente, porque é quando a atividade cerebral é alta e mais se assemelha ao de estar acordado. São os movimentos contínuos dos olhos durante o sono que identificam o sono REM; no entanto, os sonhos podem ocorrer durante outras fases do sono, mas esses sonhos tendem a ser menos memoráveis e muito menos vívidos. 

A duração dos sonhos

Nossos sonhos variam em comprimento: eles podem durar apenas alguns segundos, e eles são conhecidos por durar entre 20 e 30 minutos. A razão pela qual alguns sonhadores são capazes de recordar seus sonhos é porque eles foram acordados enquanto na fase REM do sono. Em média, as pessoas têm entre três e cinco sonhos a cada noite, com alguns tendo até sete; no entanto, a maioria dos nossos sonhos são rapidamente esquecidos. Parece que os nossos sonhos tendem a durar mais à medida que a noite avança e, quando temos um sono total de oito horas, a maioria dos nossos sonhos ocorrem nas típicas duas horas de REM.

A explicação dos sonhos de hoje

Hoje, muitas pessoas vêem os sonhos como uma conexão com a mente inconsciente. Existem diferentes naturezas de sonhos, tais como emocionante, assustador, melancólico, mágico, aventureiro, e até mesmo sexual; Nossos sonhos parecem variar de normal e comum direito até bizarro e completamente surreal. Com exceção do sonho lúcido, os eventos que ocorrem em nossos sonhos estão normalmente fora do controle do sonhador. O sonhador é auto-consciente durante sonhos lúcidos. Às vezes, os sonhos podem implantar um pensamento criativo, dando assim ao sonhador um sentido de inspiração. 

Ao longo das culturas e do tempo, as opiniões variaram e mudaram sobre o significado dos sonhos. Parece que as pessoas geralmente endossam a teoria freudiana dos sonhos, ou seja, que os sonhos revelam emoções e desejos ocultos. Outras teorias são que os sonhos nos ajudam na resolução de problemas, na formação da memória, ou que eles ocorrem simplesmente devido à ativação cerebral aleatória.

Algumas pessoas têm um distúrbio do sono em que eles agem fisicamente seus sonhos durante o sono chamado de distúrbio de comportamento REM. Neste caso, realizar sonhos pode ser perigoso para o indivíduo e parceiro de cama.