Qual a diferença entre segunda graduação e segunda licenciatura?

Segunda graduação e segunda licenciatura, às vezes, são termos usados como sinônimos, mas na prática eles se diferem. A escolha por um ou outro pode influenciar nos caminhos profissionais de uma pessoa, isso porque um volta-se para a docência e o outro não.

De acordo com o relatório Educação e Deslocamento, do Censo Demográfico, cresce o número de pessoas que procuram por um segundo curso superior no Brasil. Até 2010, uma parcela de quase 11% de todos os universitários brasileiros correspondia a este público.

Essa mudança advém do aumento da expectativa de vida das pessoas. É também um reflexo do surgimento da modalidade EAD, que rompe com as limitações geográficas e torna o ensino superior financeiramente mais acessível.

Mas antes de fazer um novo curso superior, existem alguns questionamentos importantes a se fazer. Dentre eles, é preciso refletir e decidir acerca de qual modalidade optar: graduação ou licenciatura.

O que significa segunda graduação?

Segunda graduação é o termo adotado para a prática de fazer um curso de ensino superior, apesar de já dispor de uma certificação do mesmo grau de ensino.

Ela funciona com os mesmos parâmetros que uma primeira graduação, a diferença é que irá habilitar o sujeito a exercer uma nova profissão. O que pode mudar é com relação a duração.

O tempo da segunda graduação varia em diferentes aspectos. Se o novo curso se relaciona ao anterior, o acadêmico consegue aproveitar algumas disciplinas cursadas na primeira faculdade. Mas também é uma opção que muda de instituição para instituição.

Agora, se as disciplinas ou a faculdade não tiverem nenhuma relação, é provável que o discente tenha que fazer o novo curso de forma integral. É por essas questões que antes de tomar uma decisão, o interessado precisa levar em consideração a grade curricular e a instituição de ensino escolhida.

O que significa segunda licenciatura?

A segunda licenciatura é uma modalidade de ensino superior voltado para um público específico: professores formados em uma determinada área de conhecimento, mas que têm interesse em se especializar em outro curso, também do âmbito educacional.

Um professor formado em artes e que deseja fazer uma segunda licenciatura em pedagogia, por exemplo. Ele conseguirá dar aulas nas duas disciplinas.

O novo curso superior voltado para a docência pode ser relacionado ou não com a primeira área de formação.

Outra característica do segundo curso de licenciatura é com relação à duração. Por todos os cursos apresentarem grade curricular similar, é comum que a carga horária seja reduzida porque o estudante consegue aproveitar as cadeiras realizadas no curso anterior.

As seguintes disciplinas geralmente fazem parte de todos os cursos de licenciatura:

  • Didática;
  • Linguagem Brasileira de Sinais;
  • Filosofia da Educação;
  • Metodologia Científica;
  • História da Educação no Brasil;
  • Psicologia do Desenvolvimento de Aprendizagem;
  • Entre outros.

Assim, ao invés de dispor de 4 ou 5 anos de duração, a nova licenciatura pode ser concluída até 50% mais rápido.

A diferença entre segunda graduação e segunda licenciatura

Para entender a diferença entre segunda graduação e segunda licenciatura é necessário conhecer os termos. O curso de graduação confere o grau de bacharel, ou bacharelado. Este habilita o indivíduo a exercer as funções como um profissional especialista.

O bacharel de medicina prepara o indivíduo para atuar como médico, o bacharel de direito para advogar, e assim por diante. Agora a licenciatura é diferente. Ela é uma modalidade de curso superior que prepara o acadêmico para ser professor e dar aula no ensino fundamental, médio e profissionalizante na área de conhecimento em que se formou.

O profissional graduado em uma segunda graduação estará hábil para contemplar diferentes áreas do mundo empresarial, mas não terá formação necessária para se tornar um docente. Isso porque para atuar como professor da educação básica (ensino fundamental e médio) é necessário a licenciatura.

Já o profissional certificado com segunda licenciatura consegue ministrar aulas nas áreas de conhecimento de sua certificação. Se ele fez Letras Português e Inglês, então poderá dar aulas de Língua Portuguesa e Língua Inglesa. Se fizer História, ele dará aula de História.

Apesar de a docência ser o foco do curso de licenciatura, seja a primeira ou as demais certificações superiores, o profissional consegue trabalhar em outros campos de atuação. O profissional de Pedagogia, por exemplo, consegue ser pedagogo e também atuar em outras frentes, como no ambiente corporativo, hospitalar, editoras e mais.

Segunda graduação ou licenciatura em EAD

A educação a distância é a modalidade de ensino que adota tecnologias de informação e comunicação para mediar o processo de ensino-aprendizagem.

Seja segunda graduação ou segunda licenciatura, hoje é possível realizar ambas modalidades em EAD.

O diploma do EAD é reconhecido e validado pelo Ministério da Educação e está presente no Decreto 5.622, de 19.12.2005 (que revoga o Decreto 2.494/98), que regulamenta o Art. 80 da Lei 9.394/96 (LDB).

Assim como no ensino tradicional, na educação a distância a proposta é elevar o nível de conhecimento de uma pessoa e desenvolver seu senso crítico e reflexivo para que, através disso, seja capaz de atuar no mercado de trabalho e contribuir para uma sociedade melhor.

A diferença é que no ensino EAD, a instituição adota tecnologias para quase todo processo de aprendizado, em alguns casos, só não para a realização de atividades avaliativas, trabalho de conclusão de curso e estágio obrigatório.