Como acompanhar as notas e aprendizagem escolar dos filhos
O primeiro grau deixa a pais e mães… onde? Como? Existe uma melhor maneira de acompanhar os filhos durante essa etapa carregada de expectativas, medos, e também, muita ilusão? Os tempos de aprendizagem exigem cada vez mais que os pais estejam atentos aos sistemas educativos, acessando o sistema do boletim escolar (basta entrar no Siaep MA ou do estado em que resite) e também as tarefas e disciplinas que estão sendo dadas durante o ano letivo. Somente a curiosidade e pré-disposição a ajudar servem como segurança para o filho durante a idade escolar, sobretudo na educação primária.
As famílias, em reuniões de pais, costumam perguntar em que momento do ano, os seus filhos aprendem a ler e escrever. Impossível dar datas. São processos individuais que, além disso, se dão em um contexto social e cultural determinado. Há que trabalhar, desde a escola, para que as famílias acompanhem a evolução sem a pretensão de que um filho seja igual ao outro, ao companheiro ou a eles mesmos a essa idade.
O aprendizado é tão singular como cada indivíduo, e é muito bom que haja diferenças, isso significa uma demanda de escuta e olhar de outra forma seria desnecessária. Atualmente trabalhando para entender que a diversidade não só é natural, mas que propõe vantagens pedagógicas.
A leitura e a escrita
Se aprende a escrever escrevendo, e a ler, lendo; a disponibilidade perante o interesse e a necessidade de saber de meninas e meninos, em qualquer contexto, também é essencial. A resposta ao garoto que quer saber o que diz o cartaz da auto-estrada, ajuda; propor que anote a lista de compras, também. Incorporar a prática para o cotidiano facilita a aprendizagem. Se não souber o que oferecer como leitura acompanhe aqui qual leitura é adequada para cada idade.
O caderno
Os adultos não participam, nem pintar, nem apagam: o caderno é a ferramenta de trabalho dos meninos. A família deve contribuir para que eles compreendam o quão importante é cuidar e valorizar a produção que realizam, o que poderá também te ajudar se a dificuldade na disciplina é por falta de conhecimento, dificuldade na temática e evitando que apareçam surpresas na hora de consultar as notas do boletim escolar.
A tarefa
Realizar um espaço do lar silencioso para que façam a tarefa favorece o atendimento; estabelecer rotinas e organizar horários evita problemas de última hora. Por outro lado, é aconselhável esperar que os meninos e meninas pedirem ajuda; se o fizerem, adultos ou irmãos mais velhos podem orientá-los, jamais fazer a tarefa por eles.
Convém evitar comentários sobre a quantidade ou qualidade dos exercícios, não sobrecagarregá-los com olhares atentos e exigentes.